COMPULSÃO, O QUE É?

Não importa quão bem sucedido na vida você é. Todos temos alguma área da nossa vida na qual nos destacamos, obtendo ótimos resultados, e outra área na qual fracassamos.

Todo ser humano sofre de algum tipo de compulsão, e você não está livre disso. As consequências da compulsão são sérias: baixa autoestima, sensação de fracasso, adoção de hábitos destrutivos, depressão, estresse, ansiedade.

Se você já passou por um episodio de compulsão já sabe como pode se perder totalmente o controle. E todos sabemos que precisamos nos sentir no controle para estarmos seguros... perdê-lo parece ser o fim!

A compulsão é um mecanismo fisiológico, que tem um sentido emocional importante:

Compulsão é Gratificação!

A gratificação é uma resposta emocional, que produz um alívio imediato do conflito de ansiedade ou angustia.

Em todas as compulsões, o alívio não passa de minutos.

 

Conheça a ampla variedade de focos da compulsão:

Medicamentos, sexo, pornografia, drogas, comida, roubar, matar, estuprar, jogos de azar ou vídeo-game, televisão, religião, fofoca, compras, cigarro, álcool, trabalho, limpeza obsessiva do ambiente ou do próprio corpo, atividade física, relações afetivas disfuncionais.

Se a compulsão é uma gratificação, e o cérebro está precisando de algum agrado, e como é ele quem domina o jogo da nossa vida, se ele pedir, nós não podemos negar. E não conseguiremos!

Nosso cérebro é um organizador de todas as funções do corpo, além de ser o gerenciador de um elemento vital para a vida: a energia. Se a energia necessária para a manutenção básica da vida, não estiver presente num certo momento ele vai lançar mão do recurso da compulsão para tomar posse dela. Entenda que nessas situações e lugares que te provocaram a sensação de segurança e conforto, é aí vai se dar a compulsão.

Por exemplo: se na sua escala de valores, a comida está em primeiro lugar, ou teve momentos nos quais a comida faltou, cada vez que seu cérebro estiver carente, mergulhará num estado automático sobre o qual você não tem controle. Se for um fumante é por que em algum momento da vida imaginou como se sentiria seguro se fosse adulto... pense em algo que os adultos fazem que atrai a atenção da criança: fumar. Se você teve uma infância pobre, e tinha algum parente que podia comprar o que quisesse, é provável que faça compras sem controle na hora da compulsão. Se você está sofrendo muito por uma vida difícil na qual não consegue aceitar os fatos, é possível que seja alcoólatra, uma forma de compulsão que traz um bem-estar imediato por causa da anestesia que o álcool provoca no corpo. O mesmo se aplica para as drogas, embora neste caso, as drogas trazem uma explosão de prazer, e a pessoa depois de experimentar decide que quer reviver aqueles momentos novamente, pois a vida é dura e sofrida, tão diferente...

Nosso cérebro enche seus estoques de energia com prazer, expressado de outra forma: bem-estar. E se as reservas de energia estiverem baixas, ou não disponíveis no momento (sofrendo de estresse, depressão, tristeza, ansiedade, cansaço físico ou mental), você está em risco de vida. E como a vida não pode acabar ele recorre a este mecanismo da compulsão.

Em poucas sessões você pode se libertar definitivamente de Compulsões!

Alejandro Francisco Rubio - Hipnoterapeuta e Parapsicólogo Clínico. Presidente da ABPSIG (Associação Brasileira dos Parapsicólogos Clínicos do Sistema Grisa) sob o número 586. Atende na rua Frida Oertel, 6 - Mercês. Curitiba - PR.

Também faz atendimentos on-line, com a mesma eficácia do atendimento presencial.

Contato                  (041) 998093548 

    

                                2020 por ALEJANDRO RUBIO

 

Sou Hipnoterapeuta e Parapsicólogo Clínico do Sistema Grisa. Minha especialidade é trabalhar com todos os conteúdos baseados no poder da mente humana. Quando você tenta fazer uma coisa e não consegue o resultado desejado, é porque está atuando a tua mente subconsciente, a qual deseja apenas te proteger!

Somente a compreensão da forma do funcionamento da poderosa mente humana pode te levar aonde você deseja. Nos meus escritos e vídeos uso estes conhecimentos para te orientar na direção de conseguir manifestar no mundo real, todo o que desejes no mundo interior.

O mundo exterior é sempre uma projeção do mundo interior.

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle