O QUE É TRAUMA
Trauma
Trauma

O que é trauma?

Experiência sofrida com profunda emoção, que provoca um novo programa do subconsciente (lembrar que o sentido de todos os programas do subconsciente é proteção), o qual desestrutura a pessoa de tal modo que ela fica incapaz de encarar os fatos de frente, assumi-los. O processo psíquico acumula um excesso de energia que pode extravasar, provocando o que se conhece como dissociação ou reação automática do subconsciente. A pessoa fica hipnotizada pelo trauma e não consegue ter o comando consciente de seus atos, fazendo e dizendo coisas das quais logo mais vai arrepender-se. O noticiário, as páginas policiais e o cotidiano das pessoas servem de exemplo. Uma vez passada a explosão, a pessoa manifesta: "não queria ter feito isso", "não concordo com o que fiz", "perdi o controle", "fiz de forma inconsciente".

Tudo isto nos ajuda a compreender a dualidade da mente humana: "ela é uma, mas funciona como duas".

Todas as pessoas reagem às situações de forma diferenciada, estando ancorada esta interpretação na subjetividade; cada um é um ser único, e vai reagir ou não ante um evento sempre de forma automática (subconsciente) de acordo com a avaliação de risco pessoal e subjetiva da ameaça percebida.

A emoção presente em cada evento é o que diferencia um de outro.

Tudo aquilo que traz como consequência um sentimento de vitória, alegria e conforto encoraja na busca de novos objetivos.

Os sentimentos de insegurança, medo e dificuldades nos motivam a permanecer enclausurados, com uma profunda certeza do fracasso na tentativa.

Por isso, não se assuste, declare-se pronto para qualquer desafio, na vida não existem problemas, apenas começo de solução.

Considere que toda dificuldade é apenas um desafio e sentirá aflorar do seu interior essa força descomunal que cria universos.