Buscar
  • Alejandro Francisco Rubio

Dicas para controlar sua ansiedade

Não podemos classificar a ansiedade como uma coisa ruim.

Ela é muito positiva.

Foi ela mesma que nos permitiu descer das árvores, sair da caverna, nos movimentar com carros e aviões. Enfim, ter a vida que temos hoje.

No final das contas, o que é ansiedade.

Algumas definições:

- é a necessidade de ultrapassar a barreira do tempo;

- sentimento ou emoção de que também ISTO não dará certo;

- profunda insegurança diante do futuro;

- preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas;

- profunda falta de fé no sucesso;

- mente inquieta buscando respostas que não chegam;

- medo de enfrentar a morte.

Em síntese, ansiedade é um olhar para o futuro com desconfiança a respeito da efetiva realização dos seus desejos.

O único momento que podemos vivenciar é o presente. Momento maravilhoso onde um universo de possibilidades se abre ao nosso olhar.

Esse é o lugar onde o ansioso não consegue parar. O presente não é desfrutado pelo ansioso.

Pense numa pessoa ansiosa que irá viajar. Compra a passagem com meses de antecedência. Cada dia que passar revisa documentos, roteiros de viagem, listas de roupas, e volta a fazer a mala. Para na última hora mudar todo o conteúdo da mala, dos roteiros e a planificação da viagem.

Quando finalmente faz a viagem, não consegue desfrutá-la, pois já está pensando nas obrigações quando voltar: guardar e lavar a roupa, voltar a trabalhar, contar para os amigos sobre a viagem, publicar as fotos nas redes sociais.

Essa é a vida de um ansioso. Não consegue estar no presente.




A dica mais importante para controlar a ansiedade é estar no presente. E para isso devemos aprender a controlar a respiração.

A respiração é o elemento que nos conecta ao corpo e ao momento presente. Faça respirações profundas e esteja atento ao barulho gostoso que o ar faz quando entra e sai do seu corpo.

Outra dica: faça atividade física. Qualquer atividade física esvazia a ansiedade: dançar, caminhar, passear o seu cachorro etc.

Mais uma dica: faça aquilo que te agrada, e se tiver situações e ambientes que se repetem na tua vida causando desconforto, experimente ser grato por isso, pelo fato de estar vivo.

Estar em contato com a natureza e off-line de qualquer meio de comunicação por algumas horas ou dias nos conecta novamente com o presente e diminui a ansiedade.

A última dica para combater a ansiedade é colocar gelo na sua testa, assim diminuímos os sintomas da ansiedade.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo