PROGRAMAÇÕES DA ADOLESCÊNCIA

Na adolescência, fase marcada por muita emoção e por alterações biopsíquicas, as programações dependem bastante das vivências nas fases anteriores.

Adolescente é a fase em que o indivíduo descobre não ser mais criança e não deseja mais manter-se sob o controle dos pais, buscando autonomia e independência, visando seu ingresso no mundo dos adultos.

A vida se recicla, se reorganizam todos os dados registrados no subconsciente até então, para formar sua identidade. A busca de si mesmo são, portanto, ensaios de quere dar os passos com as próprias pernas, de quere posicionar-se diante das situações de vida, pensando e elaborando, segundo as referências que possui. Se não encontrar esse espaço necessário de treino dentro da estrutura familiar, ai vem a revolta e o atrito, o confronto direto com os pais, irmãos ou adultos que o cercam.

A adolescência é importantíssima no processo, tem suas características próprias e só precisa ser entendida, valorizada e orientada.

Se na infância o que predominava era o contato telepático com os componentes da família, na adolescência acontecem profundas mudanças hormonais que afetam o corpo e a mente.

O adolescente muda seu foco de atenção para a vida real no mundo exterior, seus hormônios apontam em outra direção, os limites do mundo exterior passam a ser explorados (vida, estudo, relacionamentos, amizades, sexo, emprego, filosofias de vida).

A descoberta do mundo exterior constitui um desafio que pode ou não causar algum desconforto de acordo com suas programações. A necessidade de enfrentar a mudança, provoca frequentes dúvidas e o impele a ser perguntar a respeito de sua identidade. E nessa busca pela projeção para o mundo exterior, ele usa as imagens construídas no seu entorno familiar como um espelho. Assim, na tentativa de ser único, vai querer fazer tudo diferente, e isso é sinal de amadurecimento e saúde mental.

gestação feliz