O PROCESSO PSÍQUICO

O Processo Psíquico é o que possibilita ao ser humano transformar em realidade seus pensamentos. Ele é o caminho que deve ser transitado para após sucessivas etapas atingir o objetivo mental proposto.

No gráfico a seguir, verifica-se que um estímulo aciona a atividade mental, podendo ser uma imagem, uma palavra, um objeto, uma sensação tátil, ou de qualquer outro sentido. 

 

Talvez o estímulo mais claro e direto que o Ser Humano possa utilizar sob o comando da Função Racional seja a PALAVRA. Assim, basta que se leia a palavra "gato" para que se desencadeie toda uma atividade mental no indivíduo que fala, ouve ou lê a palavra "gato".

 

O que diferencia a atividade mental em cada pessoa é a carga simbólica individual, de acordo com suas programações. Se para a pessoa a imagem de gato é amigável, acionará lembranças positivas. Mas se a imagem de gato for assustadora, diz Grisa (2002, p.44), "[...] a carga simbólica e o correspondente poder de atuação mental é muito grande, acionando o Processo Psíquico de forma muito intensa e significativa."

O estímulo desperta o pensamento, que sempre está acompanhado da imaginação.

 

A IMAGINAÇÃO, com sua infinita riqueza de imagens:

- desperta o SENTIMENTO e a EMOÇÃO, como atividades mentais típicas do Subconsciente;

- contribui de forma significativa para o indivíduo atingir a COMPREENSÃO e a CONVICÇÃO, atividades mentais típicas do Consciente, a Função Racional da Mente Humana.

A emoção e a Convicção levam o indivíduo a vivenciar o mais elevado grau da atividade mental: o estado da FÉ.

A FÉ aciona o Poder Extra, e o resultado é inevitável, segundo o conteúdo da Convicção e da Emoção. 

 

 

 

Fluxograma 1: Processo Psíquico

Fonte: "Liberte seu poder Extra" Pedro A. Grisa

 

É impossível parar de pensar, a mente está sempre em atividade, e o Pensamento encontra-se na origem do Processo Psíquico, dando a partida para os processos interiores. Para expressar exteriormente os pensamentos temos a ferramenta da palavra, seja ela falada, simbolizada ou escrita, a partir daqui começa a associação de ideias. Segundo Grisa (2002, p. 46):

 

A companheira inseparável do Pensamento é a Imaginação. [...] A imaginação vem fortalecida por uma maior carga de energia vital, daí a importância que ela assume no desenvolvimento do Processo Psíquico. [...] Faça uma autocrítica ou um exame de consciência, segundo a preferência de linguagem, e verá como: TUDO O QUE VOCÊ IMAGINOU, firmemente, QUE IA DAR CERTO, pois DEU TUDO CERTO, TUDO O QUE VOCÊ IMAGINOU QUE IA DAR ERRADO, DEU ERRADO.

 

No território do Subconsciente, de forma automática acontecem dois eventos que transitam pela mesma rodovia em alta velocidade. Os sentimentos se manifestam no mundo da mente, e segundo seja a carga das programações individuais podem ser agradáveis ou desagradáveis, com suas consequentes reações automáticas do subconsciente que vão produzir uma emoção. As emoções se manifestam no corpo, e também podem ser negativas ou positivas, buscando afastar ou atrair, sempre na perspectiva da sobrevivência.

É a emoção, e não o pensamento quem ajuda a construir uma programação que tem efeitos sobre a vida factual do indivíduo. A emoção, pelo fato de transcender o nível consciente e manifestar-se no corpo todo, programa as células para responderem a eventos.

Grisa exemplifica: uma experiência de uma criança de seis anos de idade numa noite de tormenta furiosa que chega ao extremo de sacudir violentamente a casa, com a queda de árvores e o corte de luz, deixa uma marca emocional na criança muito forte que não consegue mais dormir sozinha, ela passa a ter a convicção de que a escuridão é perigosa e a natureza ameaçadora.

Da mesma forma, experiências de sucesso, observadas desde a ótica da Lei da Evolução, por exemplo, o caso do aprendizado da escrita, com as dificuldades iniciais e as sugestões de sucesso dos pais e professores, uma vez conseguido o milagre do aprendizado, a criança tem a convicção de que é fácil e agradável escrever.

 

O conjunto de suas convicções forma a sua MENTALIDADE. [...] Mas, sem dúvida, são suas convicções que dão colorido à sua existência. [...] O que você ouve, desde a mais tenra idade; o que você vê; o que você estuda; o que você experimenta; os fatos e os acontecimentos pessoais e da sociedade em que você vive; tudo contribui, de alguma forma, para ir estruturando o conjunto de suas convicções que moldam a sua mentalidade, o seu modo de pensar, do qual tantas vezes você se orgulha. (GRISA, 2002, p. 55).

 

Mentalidade é a forma de perceber a realidade subjetiva, experimentar o mundo exterior e interior de acordo com seus paradigmas, imagens, programações, em definitivo de acordo com suas convicções.

Segundo Grisa (2002, p. 55): "Mas você poderá modificar a sua mentalidade ou aperfeiçoá-la, assumindo o comando de seu modo de ser e pensar, criando novas convicções. "

Observe o processo de criação acontecendo e seus possíveis caminhos na escolha do efeito final: transformar em realidade o seu pensamento. A via subconsciente que é o agente motor vai de acordo com as respostas automáticas a eventos, a via consciente vai de acordo com respostas racionais escolhidas previamente na forma de sugestões, que produzem o que chamamos de Fé (convicção profunda acompanhada de emoção).

 

E como as convicções e as emoções podem ser tanto positivas quanto negativas, assim também a FÉ pode ser POSITIVA ou NEGATIVA.

A Fé, no sentido científico ou mental ou psíquico, é o gatilho que aciona o poder infinito da Lei da Criação, que habita nas profundezas do ser humano.

Dispara a Fé e o PODER EXTRAORDINÁRIO, sem limites, infinito, do seu mundo interior, integrado a própria essência humana.

ESSE PODER INFINITO, EXTRAORDINÁRIO, foi dado a você utilizá-lo livremente, pois ele é neutro. (GRISA, 2002, p. 56).

 

            E o passo final do processo psíquico é o resultado inevitável, formulado de acordo com a Lei da Criação:

 

                   Só se expressa no exterior, o que já é no interior.

DEPRE.jpg
filho mais feliz.jpg

Alejandro Francisco Rubio - Hipnoterapeuta e Parapsicólogo Clínico. Presidente da ABPSIG (Associação Brasileira dos Parapsicólogos Clínicos do Sistema Grisa) sob o número 586. Atende na rua Frida Oertel, 6 - Mercês. Curitiba - PR.

Também faz atendimentos on-line, com a mesma eficácia do atendimento presencial.

Contato                  (041) 998093548 

    

                                2020 por ALEJANDRO RUBIO

 

Sou Hipnoterapeuta e Parapsicólogo Clínico do Sistema Grisa. Minha especialidade é trabalhar com todos os conteúdos baseados no poder da mente humana. Quando você tenta fazer uma coisa e não consegue o resultado desejado, é porque está atuando a tua mente subconsciente, a qual deseja apenas te proteger!

Somente a compreensão da forma do funcionamento da poderosa mente humana pode te levar aonde você deseja. Nos meus escritos e vídeos uso estes conhecimentos para te orientar na direção de conseguir manifestar no mundo real, todo o que desejes no mundo interior.

O mundo exterior é sempre uma projeção do mundo interior.

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle