COMO A PANDÊMIA AFETOU A DEPRESSÃO

Um terço da população mundial está de quarentena, sabemos que é uma situação limite, provocada pela necessidade de sobrevivência como indivíduo e como raça. Seguir as normas de isolamento parece ser a única chance.

E este é o momento em que afloram todos os males, a Caixa de Pandora se abriu para colocar para fora todas as maldades. Começam a aparecer problemas nos relacionamentos, aumentando as taxas de separações, internações psiquiátricas e suicídios. E isto acontece pois a gênese de todo conflito mental está na ameaça a sobrevivência. Toda ameaça a sobrevivência exige uma resposta da mente subconsciente para proteger o indivíduo.

caixa de pandora
caixa de pandora

Sabemos que a depressão é provocada por ameaças a sobrevivência do indivíduo nas fases da vida intrauterina, no processo de nascimento, e na primeira infância, que insistem em voltar à tona perante novas ameaças reais ou imaginárias. Então o cenário de isolamento que estamos vivenciando hoje, com as notícias do mundo exterior compõem o cenário perfeito para que o depressivo (ou o candidato a sê-lo) entre em colapso, com as inúmeras dificuldades que o seu comportamento possa acarretar.

Mulher com sinais de depresssão
Mulher com sinais de depresssão

Sintomas ou condições:

No humor:

ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional

No comportamento:

agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social

No sono:

despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado

Na cognição:

falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas

No peso:

ganho de peso ou perda de peso

Corpo inteiro:

fadiga ou fome excessiva

Também é comum:

depressão, abuso de substâncias, falta de apetite ou repetição incessante de pensamentos

diagrama sobre sintomas da depressão
diagrama sobre sintomas da depressão

Como compreender seu filho(a), esposo(a)

Devemos em primeiro lugar compreender que depressão não é frescura, fingimento, vadiagem, nem abuso. Depressão é uma doença, muito séria que mata muito mais do que o próprio corona vírus, é a doença que mais incapacita no mundo e afasta a pessoa do trabalho, do lazer e do convívio.

Este é o momento de aprender e compreender a essa pessoa que está ao seu lado. Compreender traz benefícios para quem faz o estudo da história de vida e também para o próprio depressivo, pois ele vá deixar de ouvir comentários sem sentido.

Como posso ajudar?

Em primeiro lugar, você deve se colocar numa posição de diálogo, escutando atentamente a pessoa, sem replicá-la, que ela conte o que sente. Está claro que parece coisa de outro mundo pois nada se afasta mais da realidade do mundo material do que o que o depressivo sente. Isto acontece pois que comanda a vida (sempre no sentido da proteção) é a mente subconsciente; ela reage de acordo com lembranças antigas de ameaças que a pessoa não lembra por não ter tido consciência do acontecido.

Por isso, podemos pesquisar na vida da pessoa as respostas para estas perguntas:

- Quais as circunstâncias em que esta pessoa foi gerada?

- Como a mãe estava se sentindo?

- Qual era a posição social e financeira (sobrevivência)?

- Quais perigos a mãe passou a enfrentar na sua imaginação?

- O que as pessoas de sua relação pensavam e falavam (pai, família, amigos, médicos).

 - A mãe estava preocupada com a sua saúde e a do filho?

- A mãe planejou ou tentou de alguma forma acabar com essa vida em gestação?

A mente subconsciente guardou os registros das ameaças, e hoje com as notícias que nos bombardeiam sobre a morte iminente, coloca o depressivo(a) em ação.

Converse com ele(a) com calma,  explique que tudo isto vá a passar, comente o aprendizado daqui e ajude-o(a) a sair desse buraco.

Faça com que se alimente da forma correta, tome sol, faça atividades agradáveis, se for religioso(a) acompanhe suas rezas, faça pequenos agrados (doces, comidas especiais), cafuné (se aceitar) e explique para ele que você está sempre junto para apoiá-lo(a) na caminhada.

O monstro da depressão
O monstro da depressão
menina com auto-estima elevada
menina com auto-estima elevada
APROVEITE PARA CONHECER MAIS SOBRE AS CAUSAS, SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO, ANSIEDADE, PÂNICO, MEDOS, FOBIAS E OUTRAS DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS. E O MAIS IMPORTANTE: COMO SE LIVRAR DELAS!
esquema com cta para venda de e-bookesquema com cta para venda de e-book

BENEFÍCIOS PARA QUEM ESTUDA ESTA OBRA

- Compreensão real e efetiva sobre a forma como a mente humana funciona, baseada nos conhecimentos da NOVA CIÊNCIA DA MENTE HUMANA: A PARAPSICOLOGIA CLÍNICA .

- Roteiros para buscar as causas das dificuldades na vida da pessoa.

- Depressão e outros problemas comportamentais na infância.

- A etapa de adaptação á vida mais conflitiva: a adolescência.

- O final da vida e a saída de cena: a terceira idade.

- As ameaças que permeiam a vida, e as respostas da mente subconsciente.

- As leis fundamentais que governam a vida (corpo, mente e espírito).

- Qual é a forma dinâmica de enfrentar a depressão e viver uma vida mais feliz.